0

Idade média e idade MÍDIA

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 09:08 in , ,
Houve uma determinada época onde só alguns tinham acesso à educação e a informação e faziam-se alguns julgamentos, baseados em inferência, dogmas e religiosidade cega. Esta época era a IDADE MÉDIA e estes julgamentos seriam as INQUISIÇÕES.

Hoje, mais ou menos nos mesmo formato, mas com uma facilidade de divulgar e pulverizar informações inverídicas ou baseadas em um ponto de vista em que o entendimento é baseado em uma polaridade burra e medíocre. Nossa época é a da “IDADE MÍDIA”, onde é fácil julgar, condenar e executar em redes sociais, as atuais praças públicas, qualquer um que nem diverge do que o outro pensa, basta não concordar.

Basta um pequeno ‘vacilo’ e bumba!  Você é o novo vilão, o bloqueado no perfil, ou excluído do grupo em que se dividem entre uns que são pró, outros contra e a maioria muda, muda por educação e/ou para evitar o confronto ou mesmo o choque de ideias. Esta maioria é bem a que pensa ao menos que pensa antes de dizer, opinar e se colocar no fogo cruzado de um tiroteio onde não há alvo, mas a necessidade de atirar.

O interessante é que de a ideia de original das redes sociais seria para aproximar as pessoas, mas virou um campo de batalha de egos. Existem pedagogos, psicólogos e outros profissionais e ciências que defende que a socialização traz o desenvolvimento cognitivo da pessoa, mas para isso também esta ligado a influencia do ambiente, mas a pergunta é qual ambiente? Se cada um em seu isolamento e no excesso de autoconfiança perpetua crenças equivocadas.

A facilidade com que se espalha o ódio e o racha é também bem parecida de como se alastrou outra peste na IDADE MÉDIA, a peste negra, que matou muitos por falta de cuidados básicos de higiene, hoje o cuidado básico é este em que a maioria muda das redes e dos grupos tem se mantido vivos sem levar nenhum tiro e for sumariamente executado excluído.

Que geração está sendo criada para o futuro, com crianças crescendo entre adultos que se preocupam mais em estarem cegamente certos, sem estarem abertos à verificação e autocorreção, ao ponto de desfazer amizades e laços de relacionamento?


Assim como na idade média, devemos nos preocupar com a higiene para não nos infectarmos com a peste, mas no caso da IDADE MÍDIA, devemos limpar nossas mentes para evitar contaminar e/ou ser contaminado com a cegueira da opinião míope, fechada e raivosa.

    João Lopes de Melo Neto - em 07 de maio de 2018
Bookmark and Share

Copyright © 2009 Presta Atenção nos Textos e Dicas! All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.