0

REFLEXOS DA VIDA

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 18:04 in


Hoje estive na casa de minha mãe, antes a casa dos meus avós, e visitando o “museu” da família encontrei um espelho que meu avô usava para se barbear. E me vi ali de pé, ao lado dele por muitas vezes imaginando fazendo a minha própria barba. Espelhando-me, passei a mão no queixo e me percebi barbado.  Me dei conta que a apenas alguns dias completara 43 anos e estava com mais ou menos a metade da idade do meu avô quando morreu. De repente torci para que aquele espelho fosse mágico, onde eu pudesse me ver novamente ao lado daquele homem a quem tanto admirei e admiro. 
O espelho me fez reviver novamente aquela cena que eu vivenciara tantas e tantas vezes e me mostrou o quanto eu me aproximara do meu avô.

Lembro hoje de quantas formas diferentes vivi aquela cena: o menino...o adolescente... e o adulto. E em cada um desses momentos eu mudei e o vi mudar e tive a oportunidade de aprender coisas diferentes. A cada etapa, tinha uma percepção diferente  de vê-lo se preparando, se aprontando, se arrumando para a vida.

Como criança acreditava que aquela cena era um grande homem exercendo todo seu poder de homem, provedor, chefe da casa e adulto. Lembro-me de esfregar meu queixo em sua barba para ter barba quando crescesse.

Quando ADOLESCENTE fui daqueles que fiz de tudo para ter barba, todo tipo de “mandinga” ou “simpatia” para preencher meu rosto de pelos, mais que para uma aparência masculina ou adulta, mas para o ritual de ceifar a barba como ele fazia.

Já adulto via meu pai fazendo a barba com fios brancos como a continuidade de uma ação de todo homem de dever cumprido. Emociono-me ao lembrar que meu irmão mais velho, com seu indefectível bigode, era o responsável por fazer a barba do papai já em seus últimos dias de vida.

Hoje eu faço minha barba sob os olhares dos meus três filhos e acredito que seja o mínimo do que busco em me espelhar em meu avô/pai e busco sempre ver no meu espelho refletido o máximo daquele que tanto amo e admiro como pai, avô e como homem.

O espelho não é mágico, mas a magia só acontece se tivermos a vontade de querer ser aquilo tudo que mais admiramos em um homem que, com suas ações não só mostrou ser, mas realmente foi um homem de bem.
João Lopes de Melo Neto - em 22/03/2015 
Bookmark and Share

Copyright © 2009 Presta Atenção nos Textos e Dicas! All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.