0

DELEGAR: PARECE FÁCIL, MAS NÃO É!

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 19:29 in ,
Sempre ouvimos que quando um profissional cresce na empresa e assume uma posição de liderança ele precisa aprender a focar parte do seu tempo na gestão da equipe e no pleno entendimento dos aspectos estratégicos que envolvem o dia-a-dia operacional do departamento. Isso é um fato, mas para que isso seja possível é fundamental que esse profissional exercite o ato de delegar atividades para a equipe.

Em um primeiro momento isso parece simples, mas posso assegurar que não é. Delegar não é “pedir algo, dar um prazo para a entrega e aguardar”. Delegar é fazer mais com menos, é fazer junto e fazer melhor é ajudar para que te ajudem. Mas para isso é preciso ter alguns cuidados para delegar com responsabilidade:

Contextualizar

É fundamental que a equipe entenda o porquê do que esta sendo feito. Explique onde o trabalho será usado, por quem e qual o impacto desse trabalho para a empresa. É mais fácil conseguir o engajamento, quando o trabalho faz sentido para a equipe.

Seja claro

Estruture muito bem o trabalho a ser delegado. Tenha em mente e deixe muito claro para a equipe:

- O que precisa ser feito – prepare, em papel ou mentalmente, um pequeno briefing do trabalho detalhando as etapas e o trabalho final que precisa ser feito;

- Qual o formato da entrega – discuta se o produto final do trabalho deve ser um relatório, uma apresentação ou se deve ter outro formato específico;

- Prazo de entrega – para quando o trabalho deve ser entregue.

Certifique-se que todas as etapas foram entendidas e que não existem dúvidas com relação ao o que, como e quando.

Atente-se para quem delegar

Considere o histórico de realizações, as habilidades, o conhecimento técnico, a maturidade psicológica e profissional e capacidade de relacionamento interpessoal de todos os profissionais de sua equipe para identificar a quem delegar uma tarefa. Considere, mas não se prenda, ao nível hierárquico.

Acompanhe

Não espere a data de entrega para saber o que esta sendo feito. Crie pontos formais de controle, ou seja, datas intermediárias para verificar como anda o trabalho. Mostre-se sempre disponível para ser acessado e questionado.

Defina em conjunto qual é o produto final desejado

Se você cumpriu seu papel e delegou de maneira responsável, seja exigente com o produto final. Não aceite o trabalho “pela metade” ou diga “daqui para frente eu faço”. Peça quanto ajustes forem necessários até que o produto final seja o demandado. Isso é sinal de respeito a quem esta executando, ou executou, o trabalho.

Tenha cuidado em não expor a equipe

Por vezes, mesmo com todos os cuidados com o processo, pode acontecer da equipe não dar conta de complementar o trabalho. Nesse momento, caso não seja possível dar um treinamento adicional ou mais sessões de acompanhamento, explique claramente os motivadores e tire  a responsabilidade pela execução do trabalho. Nesse caso tente terminar o trabalho e não delegar para outro membro da equipe, a fim de evitar a exposição do fato.

Saber delegar é fundamental para que o gestor consiga cumprir com suas atribuições e extrair o melhor da equipe.

Experimente, mas com responsabilidade!



Fábio Jorge Celeguim
Bookmark and Share

Copyright © 2009 Presta Atenção nos Textos e Dicas! All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.