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NUNCA É TARDE PARA APRENDER A SE COMUNICAR COM CLAREZA

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 23:25 in ,
Se comunicar, quem disse que é fácil? Escrever, falar ou gesticular cada método de comunicação tem suas características e formas de serem aplicadas. O ser humano tem uma capacidade diferente de fazer isso comparado com os animais, contudo, habilidades devem ser aprendidas. Imagina você, em sua empresa tendo que coordenar uma equipe, negociar com seus fornecedores ou fidelizar seus clientes sem saber como se comunicar? Não tem jeito, por mais tímido que você seja é fundamental saber se comunicar.

Alguns princípios para a boa comunicação já conhecemos, porém na agitação do cotidiano acabamos esquecendo de nos atentar a eles. Por isso, vamos direto ao ponto:

Escolha as palavras – Tanto para falar como para escrever se você não se preocupar com as palavras que irá utilizar, terá muitas dificuldades. Então, fale diretamente, seja claro e cortês ao se comunicar.

Domine sua voz – O timbre, o tom, o volume todos esses são características de sua voz que deve ser tratada com muito cuidado. Pois, é ela que vai determinar a continuação da conversa. Por isso, adapte sua voz às situações e a controle moderando o tom, o volume e a velocidade.

O que os olhos veem… – fazem a sua marca perpetuar. Isso mesmo pode parecer implicância, mas a sua aparência, as expressões de seu rosto e gestos revelam o quanto você está envolvido na conversa e seu interesse pelo trabalho ou função.

Esteja sempre próximo – A comunicação será melhor se você conquistar a credibilidade de sua equipe, a motive, esteja sempre de prontidão e conseguirá se comunicar com clareza e objetividade.

Atenção sempre – Seja por meio do olhar, da audição ou das perguntas, você precisa estar totalmente envolvido na conversa. Então, faça perguntas diretas, olhe para os gestos e olhares do seu interlocutor, pois poderá descobrir muitas coisas, e para finalizar, ouça atentamente o que o outro diz.

Aprenda a instruir – Para isso, é necessário planejar todas as ações e responsáveis mais indicados, depois saiba pedir a tarefa de uma maneira que seu colaborador possa compreender o que você solicita. E por fim, avalie o desempenho de seu funcionário, dê um feedback e favoreça o desenvolvimento de ambos.

Frequentemente elogie e corrija – Todos precisam saber onde estão errando e onde estão acertando, por isso, não demore muito para avaliar seu colaborador, recomendações e elogios devem ser feitos em particular e em grupo para fortalecer e motivar seu time.

Com essa resumida lista, acreditamos que seja possível iniciar seu treinamento em comunicação e aos poucos se relacionar com seus funcionários e automaticamente com seus clientes, fornecedores e todos os tipos de comunicação. Pratique!

Cibelle Santos
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