0

LANÇAR-SE AO DESCONHECIDO

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 11:48 in , , ,
Existe uma diferença peculiar entre alcançar nossos objetivos e em simplesmente almejar realizá-los. Essa diferença se resume na iniciativa tomada para a concretização desses objetivos. Podemos traçar, imaginar, inovar e desejar atingir nossas metas, mas sem galgarmos passos concretos nesta direção, todo esforço terá sido em vão.

Se tudo se resume em tomada de atitude, por que não agimos positivamente no intuito de atingir nossas metas?

Por mais que pareça simples, o fato de colocar em prática nossos intentos nos coloca em posição de fragilidade. O ato de agir requer um “atirar-se ao desconhecido” que nos refreia, fazendo com que prorroguemos a tomada de decisão para momento mais oportuno; ou seja, caímos na eterna inércia da análise, do pensar e não do realizar.

O medo do fracasso é um inimigo que encaramos quando decidimos tomar determinada atitude. O ato de nos lançar à sorte e conseqüentemente nos confrontar com nossos receios, incertezas e dúvidas requer um alto grau de fé, preparação e flexibilidade.

Pode-se crer em diversas coisas e dentre elas, a Fé em Deus ou na religião é a que mais possui adeptos entre os seres humanos. A fé religiosa nos permite acreditar que, de alguma forma ou de outra, sempre poderemos contar com a proteção de um Ser Maior durante nossa jornada. Também extremamente importante é a fé que depositamos em nossa própria habilidade de realizar uma missão específica. Dr. Albert Bandura estudou extensivamente esse tipo de fé e a classifica como “Auto-Eficácia”. Seus estudos comprovam a relação direta entre a fé que temos em nossa habilidade de realizar uma determinada missão com o efetivo êxito no cumprimento da mesma.

Preparação também é um fator decisivo para a obtenção de êxito quando nos lançamos ao desconhecido. Quando estamos bem preparados, ainda assim podemos dizer que estamos nos atirando em aventuras? Embora alguns possam discordar, o fato de tomarmos uma decisão que venha a nos afastar de nossa “zona confortável” sempre pode ser considerado como um salto significativo. O vácuo em que nos lançamos pode ser maior ou menor dependendo de nosso preparo. Podemos diminuir o vácuo existente onde nos encontramos do de onde desejamos chegar, fazendo uma ampla análise da situação.

Quando nos lançamos ao desconhecido sem levar em conta a probabilidade de nos deparar com obstáculos, seguramente encontraremos dificuldades significativas que impedirão nosso progresso e anseio de superar adversidades. Ao contrário, quando nos lançamos à sorte com flexibilidade suficiente para ajustar nosso caminho no momento em que nos deparamos com inconveniências, temos a mão uma ferramenta fundamental de estímulo ao êxito de nossa meta.



Em suma: O fato de contarmos com uma fé imensurável de que obteremos resultados positivos, associado à alta qualificação e ainda tendo em mente que é necessário um alto grau de flexibilidade em nosso planejamento são condições promissoras de que atingiremos nossos objetivos, nos sentiremos realizados e desfrutaremos desta magnífica viagem chamada Vida.



Desconheço o autor
Bookmark and Share

Copyright © 2009 Presta Atenção nos Textos e Dicas! All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.