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RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Posted by Presta Atenção nos textos e dicas
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10:07
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Comportamento. RH. Texto Próprio.,
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Quero começar este texto trazendo à memória de quem o ler, a imagem de um provador de roupas em uma destas lojas de departamento.
Em provador de apenas um espelho o cliente tem que se virar (literalmente) para ver se a roupa lhe caiu bem, por outro lado uma loja cujo provador tenha espelhos em todas as paredes, além de poder se ver melhor facilitará a escolha do produto, mas quero pegar as duas situações para me referir ao tema: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL.
Vou tentar me fazer entender:
A empresa que coloca apenas um espelho no provador coloca não só a cliente quanto a si própria na condição de uma visão míope, pois só haverá um ângulo de visão. Já a empresa que coloca mais espelhos no provador dá ao cliente e a si um maior leque de observação.
Vejamos: já observou que os espelhos que ficam de frente ao outro não só refletem o cliente como também o reproduzem inúmeras vezes? Assim é a visão e O reflexo de uma empresa ética e com responsabilidade social.
As empresas que trabalham seu entorno, seus clientes internos e externos, fornecedores e a sociedade em que ela está inserida, trabalha um retorno que está contido em um dos princípios básicos da é tica que trata “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”, pois todos estão no “meio” deste “ambiente”.
Já que citei, mesmo que de forma indireta, o meio ambiente é bom lembrar que responsabilidade social não está diretamente ligada a ecologia, assim como a ecologia não é restritamente ligada à preservação animal, como fauna e do verde como flora, mas de todo um ecossistema. A ECOLOGIA¹ é um ramo da biologia que trata do HOMEM x MEIO AMBIENTE x HOMEM, ou seja, começa com o homem e termina, ou para melhor dizer continua no homem e não termina no homem.
Uma consciência ecológica perpassa a condição de que um operário da indústria tenha no mínimo a condição de obter o produto que ele mesmo ajuda a produzir, está aí, a base da responsabilidade social. Já é arcaica, a idéia de que o filho patrão será patrão e o filho do operário será operário.
Tratar consciência ecológica sem tratar as condições de seu público interno e externo, sociedade, governo e meio ambiente é como tentar obter esta mesma consciência de um pescador miserável para não sacrificar uma tartaruga branca e fazer uma sopa para seus sete filhos que vivem apertados dentro de um barraco as margens de uma praia do Nordeste.
Aí está a empresa fazendo o papel dos espelhos de frente ao outro repetindo o reflexo várias vezes. O que a empresa consciente aplica, reflete a ela mesma de uma forma ou de outra, sendo financeiramente e/ou através do colaborador em sua satisfação e auto estima elevada em fazer parte de uma empresa que presta suas ações sociais sem contar na própria sociedade que hoje já esta atenta as empresas com este tipo de atividade.
Responsabilidade social é muito mais que ações isoladas voltadas à filantropia ou ao assistencialismo. Hoje com o maior acesso a informações, os consumidores diretos e indiretos, que fazem parte de toda a sociedade, têm uma visão mais crítica e um meio maior de fiscalização, fatores esses que fragilizam a imagem de empresas que se utilizam da mídia para promover uma falsa imagem de organização responsável socialmente.
Não basta ter um “selo verde” ou por uma placa em uma praça para ser socialmente responsável, há de se cuidar de pormenores, este SOCIAL é um todo e como já citei anteriormente, cliente interno, externo, sociedade e governo estão neste mesmo pacote, assim o não cumprimento de primícias da responsabilidade tributárias ou cumprimento de lei primária da CLT - pagamento em dia ou folga remunerada – colocam esta organização em xeque.
O Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social traz o seguinte conceito: "Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários".
Não há como falar em responsabilidade social empresarial sem falar em ÉTICA, pois a ética é o norteador das atitudes tomadas pelas organizações e o cumprimento de suas obrigações são primícias básicas de um comportamento ético.
O RH como setor estratégico deve estar atento as influencias de comportamento nos dois sentidos, pois a organização influencia e sofre influência, assim suas ações serão refletidas de dentro para fora e de fora para dentro (observe mais uma vez o exemplo dos espelhos) como agente influenciador e influenciado nos comportamentos, valores e posturas por todos os agentes da sociedade.
Atualmente, estão ocorrendo inúmeras mudanças de ordem econômica, política, social e cultural envolvendo sociedade, organizações e Estado, o que nos mostra a linha tênue entre esses três.
Voltando à loja de departamento posso crer que a ética seria a moda, e a moral o estilo de vestir, assim dá para se obter uma postura responsável socialmente sem se perder os interesses de cada organização quanto sua lucratividade, apenas lembrando que para se vestir um não se tem que necessariamente despir outro. Aí está a empresa fazendo o papel dos espelhos de frente ao outro repetindo o reflexo várias vezes. O que a empresa consciente aplica, reflete a ela mesma de uma forma ou de outra, sendo financeiramente e/ou pela satisfação e auto estima elevada em fazer parte de uma empresa que presta suas ações sociais sem contar na própria sociedade que hoje já esta atenta as empresas com este tipo de atividade.
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¹ECOLOGIA – (do grego oikos, casa, e logos, ciência), empregado pela primeira vez em 1866 pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), designa o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vive. LIVRO BIOLOGIA DAS POPULAÇÕES- AMABIS José Mariano /MARTHO José Rodrigues – Editora MODERNA
Em provador de apenas um espelho o cliente tem que se virar (literalmente) para ver se a roupa lhe caiu bem, por outro lado uma loja cujo provador tenha espelhos em todas as paredes, além de poder se ver melhor facilitará a escolha do produto, mas quero pegar as duas situações para me referir ao tema: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL.
Vou tentar me fazer entender:
A empresa que coloca apenas um espelho no provador coloca não só a cliente quanto a si própria na condição de uma visão míope, pois só haverá um ângulo de visão. Já a empresa que coloca mais espelhos no provador dá ao cliente e a si um maior leque de observação.
Vejamos: já observou que os espelhos que ficam de frente ao outro não só refletem o cliente como também o reproduzem inúmeras vezes? Assim é a visão e O reflexo de uma empresa ética e com responsabilidade social.
As empresas que trabalham seu entorno, seus clientes internos e externos, fornecedores e a sociedade em que ela está inserida, trabalha um retorno que está contido em um dos princípios básicos da é tica que trata “não faças ao outro o que não queres que te façam a ti”, pois todos estão no “meio” deste “ambiente”.
Já que citei, mesmo que de forma indireta, o meio ambiente é bom lembrar que responsabilidade social não está diretamente ligada a ecologia, assim como a ecologia não é restritamente ligada à preservação animal, como fauna e do verde como flora, mas de todo um ecossistema. A ECOLOGIA¹ é um ramo da biologia que trata do HOMEM x MEIO AMBIENTE x HOMEM, ou seja, começa com o homem e termina, ou para melhor dizer continua no homem e não termina no homem.
Uma consciência ecológica perpassa a condição de que um operário da indústria tenha no mínimo a condição de obter o produto que ele mesmo ajuda a produzir, está aí, a base da responsabilidade social. Já é arcaica, a idéia de que o filho patrão será patrão e o filho do operário será operário.
Tratar consciência ecológica sem tratar as condições de seu público interno e externo, sociedade, governo e meio ambiente é como tentar obter esta mesma consciência de um pescador miserável para não sacrificar uma tartaruga branca e fazer uma sopa para seus sete filhos que vivem apertados dentro de um barraco as margens de uma praia do Nordeste.
Aí está a empresa fazendo o papel dos espelhos de frente ao outro repetindo o reflexo várias vezes. O que a empresa consciente aplica, reflete a ela mesma de uma forma ou de outra, sendo financeiramente e/ou através do colaborador em sua satisfação e auto estima elevada em fazer parte de uma empresa que presta suas ações sociais sem contar na própria sociedade que hoje já esta atenta as empresas com este tipo de atividade.
Responsabilidade social é muito mais que ações isoladas voltadas à filantropia ou ao assistencialismo. Hoje com o maior acesso a informações, os consumidores diretos e indiretos, que fazem parte de toda a sociedade, têm uma visão mais crítica e um meio maior de fiscalização, fatores esses que fragilizam a imagem de empresas que se utilizam da mídia para promover uma falsa imagem de organização responsável socialmente.
Não basta ter um “selo verde” ou por uma placa em uma praça para ser socialmente responsável, há de se cuidar de pormenores, este SOCIAL é um todo e como já citei anteriormente, cliente interno, externo, sociedade e governo estão neste mesmo pacote, assim o não cumprimento de primícias da responsabilidade tributárias ou cumprimento de lei primária da CLT - pagamento em dia ou folga remunerada – colocam esta organização em xeque.
O Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social traz o seguinte conceito: "Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários".
Não há como falar em responsabilidade social empresarial sem falar em ÉTICA, pois a ética é o norteador das atitudes tomadas pelas organizações e o cumprimento de suas obrigações são primícias básicas de um comportamento ético.
O RH como setor estratégico deve estar atento as influencias de comportamento nos dois sentidos, pois a organização influencia e sofre influência, assim suas ações serão refletidas de dentro para fora e de fora para dentro (observe mais uma vez o exemplo dos espelhos) como agente influenciador e influenciado nos comportamentos, valores e posturas por todos os agentes da sociedade.
Atualmente, estão ocorrendo inúmeras mudanças de ordem econômica, política, social e cultural envolvendo sociedade, organizações e Estado, o que nos mostra a linha tênue entre esses três.
Voltando à loja de departamento posso crer que a ética seria a moda, e a moral o estilo de vestir, assim dá para se obter uma postura responsável socialmente sem se perder os interesses de cada organização quanto sua lucratividade, apenas lembrando que para se vestir um não se tem que necessariamente despir outro. Aí está a empresa fazendo o papel dos espelhos de frente ao outro repetindo o reflexo várias vezes. O que a empresa consciente aplica, reflete a ela mesma de uma forma ou de outra, sendo financeiramente e/ou pela satisfação e auto estima elevada em fazer parte de uma empresa que presta suas ações sociais sem contar na própria sociedade que hoje já esta atenta as empresas com este tipo de atividade.
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¹ECOLOGIA – (do grego oikos, casa, e logos, ciência), empregado pela primeira vez em 1866 pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), designa o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vive. LIVRO BIOLOGIA DAS POPULAÇÕES- AMABIS José Mariano /MARTHO José Rodrigues – Editora MODERNA
Por João Lopes de Melo Neto em 1º de setembro de 2011