0
10 sugestões para a confraternização não virar um “mico”
Posted by Presta Atenção nos textos e dicas
on
13:15
in
Comportamento.
Com a proximidade do Natal e do Ano Novo, torna-se quase que uma maratona comparecer às confraternizações que nos convidam e nessa lista de festividades está a aquela que reúne os colegas que compartilham conosco o dia a dia de trabalho. Apesar de saber que encontraremos pessoas conhecidas, amigos mais próximos, esses momentos também nos remetem a tomar determinadas posturas. Afinal, não são raros os casos em que nas confraternizações ocorram alguns "micos" e, no dia seguinte ao chegar à empresa, as pessoas que se tornaram alvo das atenções sintam-se constrangidas diante dos seus pares. Seguem abaixo algumas dicas para evitar constrangimentos nessas ocasiões especiais.
1 - As confraternizações de fim de ano costumam ser animadas e com elas vêm deliciosos acompanhamentos como petiscos ou almoços praticamente irresistíveis. Mesmo para quem esquece o regime nessa época do ano é de "bom tom" não exagerar nas guloseimas, pois há quem ultrapasse os limites e não se sinta bem. Resultado, você terá que deixar a confraternização antes do esperado ou, então, ficar sentado enquanto a digestão faz efeito.
2 - Outra tentação para muitas pessoas são as bebidas com teor alcoólico. Mesmo quem é acostumado a apreciar um bom uísque, vinhos ou é fã da cervejinha, não pode esquecer de que naquela festa estão os colegas de trabalho, gestores e os diretores da empresa. Não há inconveniente maior do que alguém que fica bêbado e estragar a festa dos demais. Isso sem comentar que quando se está alcoolizado a pessoa pode ter atitudes que a farão ficar, no mínimo, sem graça ao retornar ao trabalho.
3 - Não aproveite esses encontros de fim de ano para tentar ser simpático "ao extremo", se durante o ano todo você sempre teve um comportamento mais contido. Imagine a seguinte cena: seu líder está conversando com representantes de empresas parceiras que foram convidados para prestigiar a confraternização. Nesse momento, chega alguém da equipe e a todo custo tenta "enturmar-se", dando opiniões sobre assuntos que não domina. Em casos mais extremos, existem os que tentam ser engraçados e começam citar toda uma lista de piadas "sem graça". Falar demais pode causar desconfortos e problemas futuros.
4 - Se falar demais é inconveniente, imagine quem vai às confraternizações para "bajular" seus superiores. Abrir a boca para tecer elogios aos gestores, aos dirigentes da empresa é uma péssima estratégia de marketing pessoal. Sem falar que quem é "bajulado" pode sentir-se desconfortável e até mesmo deixar a festa antes do planejado.
5 - Caso seja convidado para uma conversa onde se encontram pessoas do seu convívio e desconhecidos, aceite educadamente. Contudo, antes de comentar algo primeiro escute o teor da conversa para não passar por desinformado sobre assuntos relacionados principalmente à empresa. Seja prudente. Afinal, você também está representando a organização em que atua.
6 - Os eventos sociais são ótimos para fazer novos contatos e aumentar a rede de relacionamentos. Isso, no entanto, não significa que você deva encher os bolsos com cartões de visita e distribuir para todos os que aparecem à sua frente. A troca de cartões pode até ocorrer, mas deve acontecer naturalmente e nunca de maneira forçada.
7 - Nada impede que nas confraternizações as pessoas caprichem no visual, até porque uma boa aparência é sempre bem-vinda. Isso não significa que você deva mudar seu estilo, mas comparecer a um evento da empresa com um decote chamativo, uma minissaia, uma barba que ultrapassa a do "Papai Noel" ou perfumes fortíssimos é pisar na bola.
8 - Quem pode pagar "mico" não é apenas quem comparece à confraternização, mas sim quem organiza a festa. Escolher cardápios adequados ao local e ao horário é aconselhável. Não cai bem, por exemplo, servir pratos considerados pesados para o período da noite. Dentro das suas possibilidades, ofereça um cardápio variado. É bom salientar que isso não significa ter gastos significativos.
9 - Há confraternizações em que os organizadores realizam sorteios e brindes durante. Mesmo que o ambiente seja descontraído, não realize brincadeiras que façam as pessoas pagar "prendas" para receber o presente. Isso pode contribuir para que o "sortudo" torne-se alvo de "mico" diante os colegas. Antes de promover qualquer brincadeira, coloque-se no lugar de quem estará do outro lado.
10 - Outro detalhe importante para quem organiza a festa é divulgar o dia, o local e o horário da confraternização com antecedência. Isso vale tanto para os colaboradores quanto para os possíveis convidados de empresas parceiras. Lembre-se que as pessoas possuem compromissos que nem sempre podem ser desmarcados, apenas porque você fez o convite em "cima da hora".
1 - As confraternizações de fim de ano costumam ser animadas e com elas vêm deliciosos acompanhamentos como petiscos ou almoços praticamente irresistíveis. Mesmo para quem esquece o regime nessa época do ano é de "bom tom" não exagerar nas guloseimas, pois há quem ultrapasse os limites e não se sinta bem. Resultado, você terá que deixar a confraternização antes do esperado ou, então, ficar sentado enquanto a digestão faz efeito.
2 - Outra tentação para muitas pessoas são as bebidas com teor alcoólico. Mesmo quem é acostumado a apreciar um bom uísque, vinhos ou é fã da cervejinha, não pode esquecer de que naquela festa estão os colegas de trabalho, gestores e os diretores da empresa. Não há inconveniente maior do que alguém que fica bêbado e estragar a festa dos demais. Isso sem comentar que quando se está alcoolizado a pessoa pode ter atitudes que a farão ficar, no mínimo, sem graça ao retornar ao trabalho.
3 - Não aproveite esses encontros de fim de ano para tentar ser simpático "ao extremo", se durante o ano todo você sempre teve um comportamento mais contido. Imagine a seguinte cena: seu líder está conversando com representantes de empresas parceiras que foram convidados para prestigiar a confraternização. Nesse momento, chega alguém da equipe e a todo custo tenta "enturmar-se", dando opiniões sobre assuntos que não domina. Em casos mais extremos, existem os que tentam ser engraçados e começam citar toda uma lista de piadas "sem graça". Falar demais pode causar desconfortos e problemas futuros.
4 - Se falar demais é inconveniente, imagine quem vai às confraternizações para "bajular" seus superiores. Abrir a boca para tecer elogios aos gestores, aos dirigentes da empresa é uma péssima estratégia de marketing pessoal. Sem falar que quem é "bajulado" pode sentir-se desconfortável e até mesmo deixar a festa antes do planejado.
5 - Caso seja convidado para uma conversa onde se encontram pessoas do seu convívio e desconhecidos, aceite educadamente. Contudo, antes de comentar algo primeiro escute o teor da conversa para não passar por desinformado sobre assuntos relacionados principalmente à empresa. Seja prudente. Afinal, você também está representando a organização em que atua.
6 - Os eventos sociais são ótimos para fazer novos contatos e aumentar a rede de relacionamentos. Isso, no entanto, não significa que você deva encher os bolsos com cartões de visita e distribuir para todos os que aparecem à sua frente. A troca de cartões pode até ocorrer, mas deve acontecer naturalmente e nunca de maneira forçada.
7 - Nada impede que nas confraternizações as pessoas caprichem no visual, até porque uma boa aparência é sempre bem-vinda. Isso não significa que você deva mudar seu estilo, mas comparecer a um evento da empresa com um decote chamativo, uma minissaia, uma barba que ultrapassa a do "Papai Noel" ou perfumes fortíssimos é pisar na bola.
8 - Quem pode pagar "mico" não é apenas quem comparece à confraternização, mas sim quem organiza a festa. Escolher cardápios adequados ao local e ao horário é aconselhável. Não cai bem, por exemplo, servir pratos considerados pesados para o período da noite. Dentro das suas possibilidades, ofereça um cardápio variado. É bom salientar que isso não significa ter gastos significativos.
9 - Há confraternizações em que os organizadores realizam sorteios e brindes durante. Mesmo que o ambiente seja descontraído, não realize brincadeiras que façam as pessoas pagar "prendas" para receber o presente. Isso pode contribuir para que o "sortudo" torne-se alvo de "mico" diante os colegas. Antes de promover qualquer brincadeira, coloque-se no lugar de quem estará do outro lado.
10 - Outro detalhe importante para quem organiza a festa é divulgar o dia, o local e o horário da confraternização com antecedência. Isso vale tanto para os colaboradores quanto para os possíveis convidados de empresas parceiras. Lembre-se que as pessoas possuem compromissos que nem sempre podem ser desmarcados, apenas porque você fez o convite em "cima da hora".
Patrícia Bispo