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Currículo - acerte em cheio na hora de elaborar o seu

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 10:00 in
Objetividade e capacidade de síntese são características fundamentais na construção do documento, revela pesquisa.
A busca por um emprego no mercado formal sempre gerou muitas dúvidas entre os profissionais, especialmente aquelas relativas às informações a serem priorizadas na elaboração de um currículo. Para chegar ao modelo ideal, a Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, realizou pela 5ª vez a pesquisa de layout de currículo. O levantamento foi feito em parceria com headhunters e   executives searches. Concluiu-se que objetividade, capacidade de síntese e priorização das informações são os principais itens a serem destacados no documento profissional.

Ao iniciar um currículo, o profissional deve pensar até no número de páginas. Segundo a pesquisa, são indicadas no máximo duas. Na elaboração de um currículo, 79% dos avaliadores disseram que o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos. No espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo que almeja como a área de atuação.

Na primeira página, deve ser citada a formação acadêmica, especialmente os  cursos de graduação e especializações, na opinião de 85,3% dos entrevistados. Cursos não concluídos, mas cursados por um período de tempo superior a metade da grade curricular, podem ser informados. Cursos complementares também devem ser citados, pois indica que a pessoa investe no autodesenvolvimento. Consultores ressaltam, entretanto, que o profissional deve ficar atento à pertinência da informação. Cursos defasados não devem ser mencionados.

Informações como data de nascimento e estado civil têm grande grau de importância, assim como destacar as realizações e resultados expressivos, segundo 54,9% dos consultores entrevistados. A maioria dos avaliadores (80%) disse  que o texto em tópicos é o ideal em um currículo.

 “O especialista em avaliação de currículo tem de ficar estimulado ao ler a informação descrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático, possibilita a chamada análise dos trinta segundos”, afirma Telma Guido, consultora de transição de carreira da Right Management. Segundo a consultora, o avaliador deve encontrar as informações relevantes à vaga e compreender quem é o candidato logo nos primeiros segundos em que analisa o currículo.

Ao mencionar realizações e resultados o profissional deve tomar cuidado com a utilização verbal. “O correto é ‘desenvolvimento de algo ou implantação de algo’ e não ‘eu desenvolvi ou eu implantei’”, orienta Telma.

Outras informações reveladas na pesquisa:

    * 73% preferem a apresentação do idioma por nível (fluente/avançado/intermediário/básico);
    * 96% disseram que a ordem de apresentação do histórico e experiência profissional deve ser do último para o primeiro emprego;
    * 96% preferem que as datas de admissão e de desligamento sejam mencionadas por mês e ano;
    * 56% apontam que a melhor forma de apresentar a experiência profissional é por descrição tanto dos cargos como das qualificações;
    * 69% informaram que  somente as viagens internacionais com propósito de trabalho devem ser citadas no histórico profissional.

A pesquisa de currículo é realizada pela Right a cada três anos desde 2001. A consultoria seleciona parceiros seniores em executive search e headhunters para opinar sobre a elaboração do documento. O levantamento deste ano contou com 26 questões. Participaram 76 profissionais entre donos de empresa, diretores, consultores e partners.

No vídeo abaixo, Telma Guido explica os itens mais importantes no currículo e quais informações o recrutador olha primeiro: 

 
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