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A qualidade da organização deve começar pela liderança
Diante das diversas mudanças ocorridas atualmente no meio organizacional, é comum nos depararmos com gestores reclamando da pouca competência de seus colaboradores. Alguns empregadores desejam encontrar pessoas perfeitas para agregar valor às suas organizações, porém em muitos casos não há grande esforço por parte desses líderes em trabalharem seus próprios conceitos a fim de compreender as diferenças entre seus liderados. Mesmo com toda a inovação dos modelos de gestão atuais, assuntos como liderança servidora ainda são meras utopias em algumas organizações.
Diferentemente da administração tradicional, o líder, atualmente, não está comprometido apenas com as necessidades da organização, mas também com as necessidades humanas incluindo suas aspirações no âmbito pessoal e profissional. Para que possa desenvolver corretamente suas competências o profissional precisa da cooperação de seu líder, pois mesmo que possua conhecimentos e habilidades, as atitudes do colaborador podem ser impulsionadas conforme o incentivo recebido pela liderança.
O verdadeiro líder representa a estratégia da equipe. Na ausência dele não haveria visão nem orientação e as pessoas ficariam desfocadas do seu objetivo. Percebe-se, a partir desse ponto, a distinção entre liderar e administrar, onde o primeiro está relacionado às pessoas enquanto o administrador conduz os processos da organização. O gestor deve estar ciente de que possui autoridade para fazer a equipe completar-se, equilibrando as competências e as fraquezas, sabendo coordená-las para o bem coletivo. Atitudes básicas como ouvir as sugestões dos colaboradores, bem como manter uma gestão participativa é um bom início para as mudanças que podem impactar e otimizar o ambiente de trabalho.
O investimento em capacitação de profissionais é uma opção que tem crescido gradativamente nas organizações. No entanto, esta alternativa muitas vezes se restringe apenas aos cargos de nível operacional, enquanto as "cabeças" da estrutura não podem dispor de um mínimo tempo para se integrarem com a sua equipe ou abrirem a mente dando uma oportunidade de melhoria a si mesmo e ao ambiente no qual estão inseridos. Mas eles não devem ser os únicos a serem responsabilizados por este déficit de capacitação, pois muitos deles, devido ao tempo em que exercem determinada função ou estão à frente de uma determinada equipe, não possuem acesso às informações recentes sobre o comportamento ideal do líder nos dias atuais. Alguns precisam tanto de orientação quanto seus liderados.
É neste momento que o responsável de Recursos Humanos pode evidenciar suas competências mostrando aos gestores alguns fatores que contribuem para o aperfeiçoamento de suas atividades e incentivá-los a buscarem o desenvolvimento de novas competências através de diversos meios de aprendizagem. Por mais que alguns gestores não pareçam possuir características de servidão, eles continuam sendo líderes quando conseguem influenciar sua equipe seja de forma positiva ou negativa. Contudo, estas características apenas precisam ser identificadas e lapidadas para produzirem um efeito desejado para uma liderança de sucesso.
O treinamento deve começar primeiramente na liderança para em seguida as informações adquiridas produzirem efeito na equipe. Durante a implantação de Sistema de Gestão da Qualidade, por exemplo, a atuação dos líderes é imprescindível para a propagação e sucesso da gestão entre os profissionais da empresa. A alta direção representa o ponto principal do sistema e através dela os colaboradores conhecem e buscam a qualidade nos processos desenvolvidos, além de trabalharem pela sua continuidade.
Desta forma, pode-se observar a extrema necessidade de conscientização do gestor em todas as situações antes que este venha seguir com ideias para os demais componentes da equipe. Somente de posse de qualificações técnicas e principalmente psicológicas, o líder poderá obter o progresso de sua gestão e alcançar os resultados almejados proporcionado à satisfação da organização como um todo.
Assim, cabe aos profissionais de RH, orientar os nossos gestores a se dedicarem à qualidade do seu ambiente e mostrá-los que esta melhoria gera consequências para o bem-estar dos colaboradores, da organização e, principalmente, do cliente.
Ana Régia Lopes de Souza