0
Inteligência Emocional: um fator de sucesso.
Posted by Presta Atenção nos textos e dicas
on
21:27
in
Comportamento.
É muito comum se ouvir falar no contexto organizacional sobre Inteligência Emocional. Aqueles que são detentores dessa capacidade são profissionais destacados e admirados no ambiente no qual estão inseridos. Ter Inteligência Emocional é um fator determinante para o sucesso na carreira, já que as organizações contemporâneas têm buscado ter em seus quadros de funcionários não só profissionais dotados de excelentes capacidades técnicas, mas pessoas que saibam gerir suas emoções, os diferentes conflitos enfrentados no dia a dia e as suas relações interpessoais nos vários níveis da organização. Mas afinal o que é Inteligência Emocional? Que habilidades possuem um profissional inteligente emocionalmente? O conceito de Inteligência Emocional foi apresentado pelo psicólogo Daniel Goleman, PhD, em seu livro Inteligência Emocional, lançado no Brasil pela Editora Objetiva. Para o autor, o conceito caracteriza-se pela a maneira como as pessoas lidam com suas emoções (habilidades intrapessoais) e com as das pessoas ao seu redor (habilidades interpessoais). A habilidade interpessoal é a de entender o outro, suas motivações, sua relação com o trabalho e a melhor forma de interação que possa existir com esse individuo. Já a habilidade intrapessoal é a de se entender, de se compreender e a partir disto utilizar da sua emoção de forma efetiva e construtiva. A partir destes conceitos pode-se, então, compreender as 05 áreas de habilidades da Inteligência Emocional, as três primeiras referem-se à intrapessoal e as duas últimas, a interpessoal:
1. Auto-Conhecimento Emocional: é a capacidade o indivíduo de perceber seus sentimentos em determinados momentos e utilizar suas preferências para guiar a tomada de decisão.
2. Controle Emocional: é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os para a situação, tendo em vista o alcance dos objetivos e a superação do estresse emocional.
3. Motivação: é habilidade de dirigir suas emoções para alcançar os objetivos, apesar de contratempos e frustrações que possam existir ao longo do caminho.
4. Empatia: é a capacidade de perceber o sentimento do outro, colocar-se em seu lugar e a partir desta experiência estabelecer os ajustes necessários; e
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais: é o talento de lidar com as emoções nas relações, interpretar adequadamente as situações e as redes sociais, persuadir, negociar, resolver conflitos, cooperar e trabalhar em grupo.
Estas são aptidões que podem ser desenvolvidas por todo e qualquer profissional com muito esforço e empenho. Não é uma tarefa fácil, mas possível com persistência. Pode-se começar com pequenas atitudes, sendo melhor ouvinte ou controlando o temperamento nervoso. Este é um caminho que certamente o levará à satisfação, à eficiência e ao sucesso no trabalho. É uma estrada longa! Que tal começar agora a caminhada?
Daniel Bomfim
1. Auto-Conhecimento Emocional: é a capacidade o indivíduo de perceber seus sentimentos em determinados momentos e utilizar suas preferências para guiar a tomada de decisão.
2. Controle Emocional: é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os para a situação, tendo em vista o alcance dos objetivos e a superação do estresse emocional.
3. Motivação: é habilidade de dirigir suas emoções para alcançar os objetivos, apesar de contratempos e frustrações que possam existir ao longo do caminho.
4. Empatia: é a capacidade de perceber o sentimento do outro, colocar-se em seu lugar e a partir desta experiência estabelecer os ajustes necessários; e
5. Habilidade em relacionamentos interpessoais: é o talento de lidar com as emoções nas relações, interpretar adequadamente as situações e as redes sociais, persuadir, negociar, resolver conflitos, cooperar e trabalhar em grupo.
Estas são aptidões que podem ser desenvolvidas por todo e qualquer profissional com muito esforço e empenho. Não é uma tarefa fácil, mas possível com persistência. Pode-se começar com pequenas atitudes, sendo melhor ouvinte ou controlando o temperamento nervoso. Este é um caminho que certamente o levará à satisfação, à eficiência e ao sucesso no trabalho. É uma estrada longa! Que tal começar agora a caminhada?
Daniel Bomfim