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Não seja parceiro dos fofoqueiros

Posted by Presta Atenção nos textos e dicas on 22:17 in
Você recorda-se da brincadeira do telefone sem fio? Lembra do funcionamento desta brincadeira? A sistemática consiste em uma pessoa falar uma frase no ouvido de uma outra pessoa e esta mensagem é transmitida para as demais. Entretanto, em medida da expansão esta frase sofre alterações e ao chegar ao último participante esta mensagem está totalmente distorcida do início.
A fofoca pode ser perfeitamente representada através desta brincadeira de infância, pois várias vezes têm seu início de maneira ingênua e quando se percebe sua abrangência esta totalmente distorcida da realidade, sendo associada a três fatores negativos: ausência de ética, mentira e deficiência na comunicação.
Estes três fatores em um ambiente de trabalho podem gerar uma série de desconfortos, mágoas, prejuízos financeiros e descontentamento. Mas o que é fofoca? No dicionário brasileiro encontramos a resposta de maneira clara, mostrando que a fofoca é afirmação não baseada em fatos concretos com a intenção de enganar ou transmitir falsa impressão de uma pessoa. Os psicólogos industriais e os estudiosos dos problemas da moderna administração são favoráveis à concepção de que inserido em uma organização, o fofoqueiro pode paralisar o desempenho e ameaçar potencialmente a sobrevivência das relações de uma equipe. O papel do fofoqueiro é o de estar ausente dos valores éticos, sendo o oposto de um profissional comprometido, responsável e otimista que vibra com a superação de metas. O fofoqueiro não assume riscos, pois é mais cômodo assistir o trabalho de outros colaboradores da empresa e apontar as falhas cometidas. Não apresenta idéias de melhorias, não participa de programas de segurança no trabalho e reclama freqüentemente de reuniões. Não confia na sua própria capacidade e torce pelo fracasso dos outros para justificar as suas atitudes. A fofoca está ligada à cultura organizacional e o desafio caminha para o lado do líder que precisa criar um clima eticamente saudável para seus liderados, no qual possam realizar as atividades com comprometimento, sinergia e reconhecimento. Em seu livro Comportamento Organizacional (Prentice Hall, São Paulo: 2002), o Dr. Stephen P. Robbins destaca que o líder deve continuamente buscar melhorar o comportamento ético da sua equipe, pois em um mundo empresarial caracterizado por cortes, expectativa de aumento de produtividade dos trabalhadores e brutal competição no mercado, não são de todo surpreendente que muitos colaboradores sintam-se pressionados a quebrar algumas regras, dar um "jeitinho" ou se entregar a práticas questionáveis como a fofoca, que pode ser vista como um conflito disfuncional, ou seja, um conflito que atrapalha o desempenho e o êxito da equipe. Geralmente, destaco que a fofoca nunca foi e nem será uma atitude de profissionais comprometidos e apresento três dicas para contribuir que sua equipe não seja parceira dos fofoqueiros: Boatos - Evitar se envolver em boatos é uma excelente alternativa para não ser parceiro dos fofoqueiros. O maior problema do boato é que cada pessoa ao retransmitir aumenta um pouco, colocando uma "pitada de veneno" e transformando esta mensagem em uma fofoca, uma comunicação baseada em dados deficientes e principalmente falsos. O líder deve estar atento às mensagens recebidas sem fundamento pelos corredores de uma empresa. Seja como for, o assunto não pode ser aceito como prosaico. Credibilidade - Durante seu expediente de trabalho, você recebe uma informação involuntária sobre um colega e evita passar adiante, pois não tem certeza da sua veracidade. O que você ganha com esta atitude? A resposta é credibilidade. O líder no período contemporâneo apesar de inevitavelmente inibir este comportamento, não deve tomar ações e decisões com base em palavras apresentadas por fofoqueiros, compreendendo que a fofoca gera diretamente uma redução da coesão do desempenho da equipe. Contatos - A rede de conversas será "contaminada" com assuntos negativos quando há existência de fofoca, pois pessoas de má índole podem utilizar informações para obter de maneira ilícita alguma vantagem competitiva e utilizar esta mensagem para extinguir a imagem profissional de um colaborador diante da gerência ou de um cliente da empresa. É importante inferir que a fofoca faz com que a relação entre as pessoas venha a sofrer atritos pela rapidez e velocidade que é transmitida através dos contatos e dos mais diversos meios de comunicação existentes na empresa. O tempo gasto com uma fofoca poderia ser perfeitamente utilizado para gerar energia positiva para novos negócios, desta forma, jamais esqueça que a fofoca é algo dito com a intenção de enganar ou transmitir uma falsa impressão de alguma pessoa, algum acontecimento ou fato ocorrido. Nesta linha de pensamento, cuidado ao revelar confidências pessoais, desejo em trocar de cargo, vontade de sair da empresa onde está trabalhando, ou expressar qualquer opinião negativa sobre clientes, colegas de trabalho ou gerência, para não ter surpresas desagradáveis. Cuidado com pessoas que constantemente entram na sala e dizem: Sabem da última? É preciso compreender que existem pessoas com valores e comportamentos aguçados para fazer fofoca, mas a decisão de ser um parceiro deste tipo de pessoa está em você aceitar ou se afastar, evitando ser alvo de um fofoqueiro, mostrando que profissionalmente existem metas, limitações e desafios a serem superados. Entretanto, existem assuntos pessoais e profissionais que são dignos de serem respeitados.
Dalmir Sant Anna


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1 Comments


Para ser parceiro de um fofoqueiro vc tem q ter muita coragem para verbalizar seus pensamentos sobre a pessoa fofoqueira,digo isso pois já o fiz, e por incrível q pareça esta pessoa não deixou de ser fofoquiera mas me respeita não denegrindo a imagem de pessoas como antes ou falando coisas de q ela não tenha absoluta certeza.E como consegui isso?disse a pessoa, vamos falar só de nossas vidas pois temos muitas coisas boas e ruins do qual vai ser difícil falar,ela não suportou uma hora de conversa e hoje mede as palavras para falar comigo.Sinto-me bem com isso pois não é mérito algum saber da fofoca do outro,sem q eu possa dar uma opinião valorosa e com prazer de saber de mas um feito extraordinário conseguido por menor q seja,ou ter compreensão por certas atitudes do outro,sabendo q somos humanos IMPERFEITOS.

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